quarta-feira, 1 de março de 2017

A Saga!!!!


A Saga da perda de peso

Oie....


Agora vamos lá, começarei com o assunto que assombra muitas mulheres por uma vida inteira, e comigo durante anos não foi diferente. Vou contar resumidamente um pouquinho da minha história para entenderem como decidi mudar, e o quanto sofri para chegar nesse momento, mas vou direto ao ponto atual, que é sem dúvida mais motivador, depois eu conto detalhadamente as coisas que já passei.
Não sofri com peso a minha vida inteira, fui uma criança, adolescente e jovem sem problemas de peso. Até os 20 anos eu pesava 63 kg, depois quando mudei a rotina de trabalho, para algo mais sedentário, estacionei nos 67kg, até a minha gravidez.
Aos 22 anos, engravidei pela primeira vez e engordei 20kg, cheguei aos incríveis 87kg, e durante minha licença, sem qualquer dieta, já tinha perdido 18kg, quando voltei a trabalhar, estava com 69kg, e para alguém de 1,73, é um peso ótimo, estava dentro do IMC saudável, e ninguém dizia que eu estava voltando de licença maternidade, ao menos não por conta de peso.
Não fui uma pessoa regrada com alimentação a minha vida toda, mas na infância não tinha acesso a tantas “porcarias” como existem hoje em dia, e por isso acredito que uma alimentação mais saudável me manteve com peso correto.
Depois que casei, a escolha de nossa alimentação não era legal, sempre que podíamos comíamos lanches, pizzas e frituras, fora os doces, no meu caso, principalmente o chocolate que sempre foi a minha perdição. Para tudo eu precisava de um chocolate, voltando da faculdade, para fazer prova, para desestressar, de sobremesa, e... sem motivo eu também comia..., ou seja, não era nada legal a minha alimentação.
Agora tenho consciência que o sofrimento com peso hoje é reflexo de anos de alimentação ruim, porque afinal de contas não engordei de uma hora para outra né? Fui engordando aos poucos, até chegar em um peso que me assustei absurdamente.
Comecei a engordar, fiz algumas dietas malucas nesse período (isso vou detalhar depois), mas perdia e ganhava, sem perceber, aos 28 anos, cheguei a 78kg, isso me assustou um pouco, e fui radical, resolvi tomar medicação. Aquilo me deixou maluca, mas emagreci e atingi 72kg, sem nenhum acompanhamento médico, mudança alimentar ou rotina de exercícios, larguei o remédio (e aqui meu marido e amigas que faziam parte da minha equipe na época, sabem o quanto era necessário abondonar...rs).
O resultado de fazer tudo de qualquer jeito, adivinham qual foi? :(
Claro e evidente, continuei engordando, e com a rotina stressante (que aliás sempre foi tá?) eu arrumava desculpas e mais desculpas para comer os maravilhosos chocolates, e após o almoço sempre estava eu lá com alguma coisa, sem falar nas refeições, sempre acompanhadas de refrigerantes e entupidas de carboidratos.
Quando engravidei pela segunda vez, estava com 83 kg, estava no pior peso que já tinha tido na vida. Percebam, esse peso é praticamente o peso que cheguei na gravidez da minha primeira filha, agora eu o tinha por mim mesma, por consequência dos exageros na minha vida.
Mas o que uma pessoa sem regra na alimentação faz durante a gravidez? Come tudo o que pode e o que não pode, resultado disso, engordei 23 kg, aí já perto dos 30 anos. Foi a primeira vez que vi a balança atingir 3 dígitos, e mesmo sendo pela gravidez, me sentia péssima, e já sabia a besteira que estava fazendo.
Após a gravidez, comecei a saga de tentar emagrecer, pois aí imagina, já perto dos 30 anos, muito tempo de alimentação ruim, como seu organismo responde? Eu diria que às vezes ele respondia ao contrário. Contarei em detalhes essa saga nos próximos posts.
Sabe quando eu consegui voltar no meu peso antes da gravidez? Que vamos lá tá longe de ser o peso ideal. Veja a indicação abaixo.

Nunca!!!! Não consegui até hoje, fiquei indo e vindo em pesos absurdos durante todo esse período.
Em 2011 estava 11kg a mais do que quando engravidei em 2009, ou seja, eu cheguei aos 94kg. As coisas só pioravam eu colocava culpa na rotina estressante, realmente 2011 não foi um ano fácil, ano de mudanças na vida profissonal, mas isso já acontecia antes, e sempre iria acontecer dai pra frente, e eu precisaria aprender a lidar com isso.
Tomei consciência que não poderia ter esse peso, isso já estava fazendo mal a minha saúde, auto-estima lá embaixo, precisava sair disso, então minha luta para conseguir uma vida saudável começou. Foram inúmeras vezes que fui e voltei, a única coisa é que quando eu ameaçava chegar a esse peso de novo eu começava um nova dieta, assim, eu nunca mais atingi 94kg, mas já cheguei perto várias vezes.
O ano que acordei foi 2016, como disse a vocês nos posts anteriores, já era novembro de 2016, quando decidi procurar novamente ajuda médica e iniciar a mudança para uma vida mais saudável, tá aí a primeira diferença, não era iniciar uma dieta, era mudança de hábitos, foram 7 anos para eu enxergar isso.
Sabe quando eu comecei a mudar minha alimentação e rotina de exercícios? Em um sábado, sim isso mesmo, porque essa história de começar na segunda-feira é mais uma auto sabotagem que fazemos, pois aí comemos o mundo no final de semana e queremos resolver a vida na próxima semana, até que o próximo final de semana chegue.
Lembram que falei no post anterior sobre criar uma rotina? Pois é, comecei..., e fiquei na minha mente sobre o que meu médico me disse..”Para que seu corpo se acostume com a perda de peso, siga tudo corretamente por 30 dias seguidos, nesse período o ideal é que você não saia da linha.”
Sempre com essa frase na cabeça, e pensando no dia que eu estava 12/11/2016, eu pensei, bom 30 dias de hoje para frente, não tem nenhuma data comemorativa, eu tenho que fazer agora, porque depois é natal, ano novo, e sei que vou comer coisas fora do cardápio, afinal, eu não quero ser escrava, quero ser feliz, e para mim, ser feliz, também é comer o que eu gosto.
E foi isso que eu fiz, 30 dias de mudança nos hábitos alimentares, o que já começou a me trazer resultado, e com isso motivação para continuar.
No Natal e Ano Novo engordei, claro, mas nada que comprometesse o resultado, e o voltar na segunda-feira, nessa época valeu, meu médico disse: “Não sofra, nessa época vale dizer que volta na segunda-feira, mas só nessa época viu?”. O médico além de bom, é compreensível, sem radicalismos, e é claro que ele vem fazendo a diferença na minha mudança.
Nenhum médico faz milagre, quando não há mudança real em você, mudança de hábito, e de crenças, enfim, mas um bom médico te ajuda na escolha certa das medicações e alimentos, sem radicalismos. Com bom humor e atendimento personalizado, ele me conquistou sim, e é a motivação externa que eu precisava, o resto só depende de mim de fato.
Em novembro/2016, atingi os 92 kg novamente. Após quebrar o pé, eu me dei novas desculpas para comer, e me sabotei.
Quando um colaborador me disse, é você engordou mesmo Alê, eu pensei, nossa! Estou fazendo isso de novo comigo!! Não acredito!! Percebam, que por mais triste que seja alguém dizer que você engordou, só a verdade faz você tomar uma atitude. Não foi ali, pois eu ainda estava imobilizada e fiquei indo e vindo em tentativas de novo, isso foi de julho até novembro.
Hoje, estou com exatos 84kg, ainda com sobrepeso, mas são 8 kg a menos do que quando iniciei há pouco mais de 3 meses, isso passando por festas de final de ano, aniversário e, carnaval. Sim, me considero vitoriosa.
Agora sei, que nenhum ato isolado dá resultado. A mudança alimentar é o principal fator para se atingir o peso ideal, e eu não tenho dúvidas disso, mas complementar com uma rotina de exercícios, além de contribuir na perda de peso, ajuda no bem estar.
Não tenho mais aquela preguiça que tinha antes, acordo bem mais disposta, me dou metas, e traço objetivos dia a dia para conseguir fazer tudo o que eu preciso.
No próximo post vou colocar para vocês quais foram os objetivos que tracei nessa busca por uma vida saudável, e as metas que eu me dei. Lembre-se, eu tenho um grande objetivo, mas tracei metas a curto prazo para ganhar força e motivação ao longo do percurso.


Até o próximo post!!!:)


Nenhum comentário:

Postar um comentário